Gjergj Mema Partnership
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como é ser albanês?

Ir para baixo

Como é ser albanês? Empty Como é ser albanês?

Mensagem por Gjergj_Mema Qua Out 31, 2018 9:20 pm

A cultura albanesa é uma das mais ricas culturas que eu particularmente conheço, e também um pouco difícil de se entender no primeiro momento ainda que não chegue a ser um bicho de sete cabeças. Se eu pudesse resumir todo esse guia em uma só frase, ou a deixasse martelando na cabeça de cada um que tenha interesse em fazer roleplay, seria: para um albanês, sua moral e costumes valem mais do que qualquer outra coisa. Especialmente para os albaneses envolvidos no crime organizado.

Inicialmente, gostaria de dizer que o nacionalismo albanês é algo praticamente incomparável, nunca vi um albanês, ainda que distante e sem muitas ligações com sua pátria, sente orgulho da história da nação e de ser albanês. Existe uma história muito rica que ressalta esse tradicionalismo, não me aprofundarei muito nesse assunto mas gostaria de citar alguns episódios importantíssimos que tem tudo a ver com essa história e uma pesquisa, ainda que superficial, vai ser muito interessante e acrescentará muito ao seu roleplay: Skanderbeg, o herói albanês que resistiu ao Império Otomano, os judeus e muçulmanos durante a Segunda Guerra na Albânia (emocionante e comovente, facilmente encontrado no YouTube em PT-BR).

A BASE DA CULTURA ALBANESA
- As duas religiões mais comuns entre os albaneses são o islamismo e o catolicismo, respectivamente. Mas independentemente disso, não há muito conflito religioso entre albaneses, principalmente em países estrangeiros, há na verdade bastante respeito pela fé alheia e discussões sobre o assunto são muito evitadas. Inclusive, existe um ditado: ""Katolik a Musliman, jemi vellezer, e kem ni nane.", que significa, "Católicos ou muçulmanos, nós somos filhos de uma só mãe." Essa mãe é a Albânia.

- A Besa é um dos mais tradicionais costumes inseridos na cultura albanesa, e possui uma linda história. Significa, basicamente, a palavra de um homem, ou sua promessa. É muito comum ouvir dizer que um albanês não vende sua palavra por dinheiro nenhum, ou que um albanês prefere morrer à quebrar sua besa. No crime organizado, especialmente, a Besa é ainda mais reforçada como um código de honra, sobre o compromisso de cada pessoa dentro dessa nova vida e sobre sua prioridade acima de qualquer outra coisa. Recomendo que façam uma pesquisa sobre a Besa, é um assunto simples e fácil de entender, mas que eu perderia muito tempo para explicar em toda sua dimensão.

- Hospitalidade e amizade são um laço muito forte entre os albaneses. É muito fácil para que um albanês crie laços com outros, especialmente no exterior. É muito comum que as pessoas façam perguntas sobre de onde você ou sua família são, é como se o patriotismo albanês aflorasse e cria-se grandes laços de irmandade entre albaneses. Ainda assim, todos esses laços são fundamentados com base no respeito. O respeito entre os albaneses é algo inexplicavelmente forte: ainda que você não saiba quem é a pessoa com quem está falando, ou não saiba de onde ela veio, você a trata com respeito. Especialmente se for mais velho.

- Costumes e superstições: albaneses são cheios disso. Desde coisas que eu nunca vi como não assobiar durante a noite e não cortar as unhas dos pés nas noites de quarta-feira (LOL), até coisas mais comuns para nós brasileiros, como a clássica batida em objetos de madeira quando alguém comenta sobre uma tragédia ou algo ruim ("Vira essa boca pra lá, caralho." *bate na madeira*). Pesquisar sobre costumes e superstições típicas referentes a descendência do personagem é uma adição de ouro ao seu desenvolvimento e organicidade, e é uma atitude que eu admiro muito.

A MÁFIA ALBANESA E SUAS PRÓPRIAS INTERPRETAÇÕES SOBRE AS TRADIÇÕES ALBANESAS

Vamos a parte que nos interessa de verdade:
- A Besa dentro da máfia albanesa é muito mais difundida e reforçada entre os criminosos. Muitos gângsteres e mafiosos albaneses usam a Besa como um verdadeiro código de honra, novos recrutas fazem um juramento com sua Besa para seus chefes como uma espécie de contrato verbal de compromisso para o resto da vida. Isso tem funcionado bem: nenhum mafioso albanês tornou-se uma testemunha, muito pela verdadeira fé que eles tem na Besa. Acreditem-se quiser, o peso histórico que esse "mero costume" tem é ABSURDAMENTE GRANDE, ninguém gostaria de sequer ser falado como um albanês sem palavra, sem honra e que quebrou sua própria Besa.

- Mafiosos albaneses são conhecidos pela extrema violência, e isso chega a ser cultural. A máfia albanesa não mede esforços e violência para alcançar seus objetivos, ainda que essa violência desmedida tenha significado perdas imensuráveis ao longo de diversas organizações espalhadas pelo globo. Essa violência chega a sobrepor costumes albaneses, como a hospitalidade e irmandade. Em Londres, a rivalidade entre organizações e gangues formadas por albaneses pelo tráfico de drogas e controle de prostituição chega a tal nível que as autoridades britânicas classificam organizações albaneses com maior rivalidade entre si à outros grupos etnicamente diferentes. Há também o caso da organização de Alex Rudaj, em NY, que rivalizou fortemente contra as Cinco Famílias de NY dentro da sua própria casa, algo que impressiona até aos especialistas em crime organizado pela tamanha ousadia. Basicamente, criminosos albaneses fazem o que for preciso pra alcançar suas metas, e a violência é algo que eles não tem o menor medo em apelar.

- Organizações albanesas tem uma semelhança absurdamente grande com as organizações vizinhas italianas, especialmente a Cosa Nostra. Em contrapartida, fora de Kosovo e da própria Albânia, elas adotam uma estrutura muito mais solta e menos tradicionalista. Muito pela sobrevivência e adaptação.


Créditos: Dou os devidos créditos de partes muito interessantes desse tutorial para o jogador JamesSciacca da comunidade do LS:RP. Deixarei aqui o link do tópico original, pra quem tenha interesse.

Gjergj_Mema

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos